Twitter

Atualizando o Ubuntu 11.10 para o KERNEL 3.2


Há cerca de uma semana, informamos aqui a disponibilização do kernel Linux 3.2 por parte de Linus Torvalds. O kernel Linux 3.2 traz algumas novidades interessantes, tendo contado com 11881 contribuições de código. O kernel Linux 3.2 tem actualmente cerca de 15 milhões de linhas de código.
Alguns utilizadores questionaram-nos como poderiam proceder à actualização imediata do Kernel e hoje apresentamos um pequeno vamos apresentar uma forma simples de actualizar o kernel do Ubuntu 11.10 para a versão 3.2.
kernel_000

Tal como referido aqui, o kernel Linux 3.2 traz muitas novidades das quais se destacam:
  • Suporte melhorado para sistemas de ficheiros EXT4
  • Suporte para Btrfs
  • Melhorias a nível do uso da pilha protocolar TCP/IP
  • Suporte para a arquitectura de processadores da Qualcomm Hexagon
  • Inclusão de novos drivers
  • Optimização do GPU
  • …e muito mais (podem ver aqui)
Como Actualizar para o Kernel 3.2 o Ubuntu 11.10?
Procedi à actualização do kernel numa máquina virtual e todo o processo correu sem qualquer problemas. No entanto, é aconselhável que façam sempre um backup ao vosso sistema.
Passo 1 - (Opcional) Para começar, vamos saber qual a versão do kernel que temos actualmente a correr. Para isso usem o comando:
uname –r
kernel_00
Como podem ver pela imagem anterior, a versão actual é 3.0.0-14-generic
Passo 2 – Vamos agora adicionar um novo repositório ao sistema, para que possamos obter e actualizar o kernel para a versão 3.2 Para isso, abram o terminal (CTRL+ALT+T) e inseriam o seguinte comando:
sudo apt-add-repository ppa:francisbrwn9/kernels
Passo 3 – Vamos agora proceder à actualização da lista de repositório e também actualizar o kernel propriamente dito usando o comando:
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
kernel_01
(Nota: Devem escrever Y para avançar e depois esperar que o sistema descarregue e instale os 221 MB).
Depois de tudo instalado, devem reiniciar o sistema para que as novas alterações tenha efeito. Para confirmarem novamente qual a versão do kernel, voltem a abrir o terminal e a introduz o comando
uname -r
kernel_02
Como podem ver, o kernel foi actualizado para a versão 3.2 e o processo de actualização é bastante simples. Caso tenham alguma duvida, não hesitem em colocar as vossas questões nos comentários. Bom fim de semana.

Kernel Linux 3.2 está disponível para download


Kernel Linux 3.2 está disponível para download

Menos de dois meses passaram da disponibilização do kernel Linux 3.1 e Linus Torvalds anunciou recentemente a versão 3.2. O kernel é considerado o coração de qualquer sistema operativo e é responsável por criar uma camada de abstracção entre entidades de alto nível e o hardware da máquina.
O kernel Linux 3.2 traz algumas novidades interessantes, tendo contado com 11881 contribuições de código. O kernel Linux 3.2 tem actualmente cerca de 15 milhões de linhas de código.
kernel_00

Tal como referido, o kernel Linux 3.2 traz muitas novidades das quais se destacam:
  •  Suporte melhorado para sistemas de ficheiros EXT4
    • Através da técnica denominada de bigalloc, é possível usar blocos com mais de 4KB até 1 MB;
  • Suporte para Btrfs
    • Várias correcções no sentido de resolver o problema que poderia levar partições a ficarem corrompidas devido a problemas do sistema ou falhas de energia
  • Integrado o driver Brcm80211 da Broadcom e driver Ath6kl para placas de rede que usam o chip Atheros AR6003;
  • Melhorias a nível do uso da pilha protocolar TCP/IP
  • Suporte para a arquitectura de processadores da Qualcomm Hexagon
  • Integração do driver Nouveau que tem a capacidade de usar as funções de aceleração gráfica disponível com os firmware autogerados nos núcleos Fermi NVC1, NVC8 e NVCF;
  • Controlo a nível de período de execução do processador para os processos
Todas as novidades do kernel 3.2 podem ser consultadas aqui
Como sempre, o Kernel está disponível para download no site kernel.org e também via GitHub.

Ubuntu 11.10 – Flash, Java, codecs, MP3..tudo a funcionar


Todos nós sabemos o trabalho que implica preparar à maneira uma máquina. Depois de a formatarmos é necessário instalar a aplicação x e y, instalar codecs, flash player, etc. Apesar do Ubuntu vir já com muitos pacotes instalados, não traz alguns essenciais (ex. pacotes para suporte ao formato MP3, Java, Flash, etc). 

Hoje vamos recordá-la e mostrar como ter o o Flash, Java, codecs, MP3 e muito mais a funcionar no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot.
extra_000

Para que o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot disponibilize suporte para os mais diversos formatos que usamos frequentemente (ex. MP3, Flash, Java) é necessário instalar um conjunto de pacotes adicionais.
Uma forma muitos simples de ter tudo a funcionar é instalando o ubuntu-restricted-extras. O ubuntu-restricted-extras é um pacote de aplicações que permite ao utilizador instalar um conjunto de pacotes essenciais para o sistema.
extra_04
Como instalar o ubuntu-restricted-extras?
Existem várias formas de instalar o ubuntu-restricted-extras no sistema (pode ser no Ubuntu, Xubuntu, Kubuntu, etc).
Método 1 – Uma das maneiras é através do Ubuntu Software Center. Para tal, basta procurar por  ubuntu-restricted-extras e mandar instalar.
extra_00
Método 2 – Quem pretender fazer a instalação via terminal, basta abrir o mesmo e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras
extra_02Fácil não é? Agora já não tem de andar à procura do codecs, instalar o java, etc. Com apenas um comando o “assunto” fica resolvido. O conjunto de pacotes instalados ocupam aproximadamente 190 MB.
extra_03
Quem tiver conhecimento de outras dicas idênticas não se esqueça de partilhar connosco. Esperamos que este ano de 2012 a comunidade Linux cresça ainda mais.

DeveDe – Criar vídeo DVDs/CDs no Linux


No feriado de 8 de Dezembro, aproveitando o bom tempo que se fazia sentir, decidi mais uns colegas fazer uns trilhos de BTT. As voltas servem sempre para apreciar as fantásticas paisagens oferecidas pela natureza, tirar umas fotografias e fazer uns vídeos. Durante o passeio alguém me questionava sobre uma boa aplicação para Linux para criar vídeo DVDs/CDs.
Enquanto que para o Windows temos o simples mas eficaz Windows Live Movie Maker, no Linux podemos usar o DeveDe.
devede_00

DeveDe é uma aplicação quer permite criar vídeo DVDs/CDs, para serem reproduzido em qualquer leitor de DVD/CDs. Esta aplicação permite exportar para um conjunto vasto de formatos de vídeos, tem suporte para legendas e títulos, inclusão de ficheiros de áudio entre muitas outras características.
devede_01
Novidades da versão 3.20 (2011-12-08)
  • Principais dependências: Mplayer, Mencoder, FFMpeg, DVDAuthor, VCDImager e MKisofs
  • Suporte para alteração de volume através do FFMpeg
  • Permite alterar as margens do vídeo
  • Optimização para processadores multi-core
  • Suporte para PAL e NTSC
  • Nova imagem de background
  • Suporte para o formato .m2ts
  • Inclusão de todos os ficheiros de áudio no projecto final
  • Edição básicas de edição de vídeo (ex. rotação)
Como instalar no Ubuntu?
Para instalar a última versão do Devede no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install devede
O Devede é sem duvida uma boa aplicação para produzir vídeo DVDs/CDs no Linux e também no Windows. A aplicação disponibiliza ao utilizador as funcionalidades essenciais para criar projectos de vídeo. Haja ideias!
Licença: GPL3