Twitter

Extracção recursiva para o formato RAR


Quantas vezes já se depararam com situações em que necessitavam de extrair diversos ficheiros compactados no formato ‘rar’ e tiveram que fazer o trabalho mecânico de extrair um a um? A verdade, é que quando estes se encontram todos na mesma directoria este problema resolve-se facilmente seleccionando no filemanagertodos os ficheiros, e pedindo à vossa aplicação de compactação/descompactação que faça o seu trabalho;
Mas e quando os ficheiros se encontram encadeados em varias directorias? É um trabalho simples mas chato e que requer uma sequência de repetitivos passos. Hoje deixo-vos uma dica de como extrair facilmente ficheiros .rar que se encontrem em directorias distintas.
rar_00

É nestas coisas que a ‘velha’ e ‘chata’ consola nos pode ser muito útil. Com algum know how podemos automatizar estas operações repetitivas e livrarmos-nos de uns minutos “de sofrimento” com um simples ciclo ‘while’ ou ‘for’.
No caso da aplicação ‘rar’ nem disso precisamos pois esta dispõe de uma função recursiva que nos permite extrair todos os cheiros .rar que se encontrem numa determinada directoria, bem como também em todos os que estejam abaixo na hierarquia do sistema de ficheiros, dessa mesma directoria.
Para isso basta inserir-mos o seguinte comando:
rar e –r .
rar_01
O resultado será que na directoria em que nos encontramos aparecerão os ficheiros  extraídos, de todos os pacotes ‘rar’ que estejam em directorias que derivem do caminho da actual.
Instalação em Ubuntu:
sudo apt-get install rar
Instalação em ArchLinux
yaourt -S rar
Espero que esta “pequena” grande dica vos seja útil.