Twitter

Informações do sistema Ubuntu num único painel



Antes de passar ao artigo propriamente, apenas referir alguns alterações que foram entretanto confirmadas para o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin. Para começar o Banshee deixará de ser o player por omissão no Ubuntu 12.04 e dará lugar ao vuelve Rythmbox. Além do Banshee, o Tomboy e Mono também estarão fora  da distribuição (nativamente).
Bem, vamos ao artigo propriamente disto. Como utilizador frequente do sistema operativo Ubuntu, gosto de ter sempre debaixo de olho o estado do sistema. Para esse efeito aconselho o System Load Indicator.
ubuntu_000


O System Load Indicator é um pequeno painel quer disponibiliza um conjunto de informações do sistemas. Através do System Load Indicator podemos visualizar em tempo real informações sobre:
  • Carga do CPU
  • Memória RAM
  • Disco rígido
  • Placas de rede (bytes in / bytes out)
  • Memória Swap
Como instalar o System Load Indicator?
A instalação do System Load Indicator é muito simples. Para tal, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:indicator-multiload/stable-daily
sudo apt-get update
sudo apt-get install indicator-multiload
Depois de instalado, basta ir ao Dash Home e procurar por System Load Monitor
ubuntu_00
Depois de executado, o System Load Monitor é disponibilizado na barra superior através de um pequeno gráfico que é actualizado em tempo real. Carregando nesse ícone, podemos aceder a várias informações do sistema.
ubuntu_02
Carregando em Preferences, podemos adicionar na barra superior vários gráficos que correspondem aos recursos que pretendemos monitorizar. Nessa janela podemos ainda definir o intervalo de actualização e cores para os gráficos.
ubuntu_03
Para quem gosta de estar sempre atento ao seu sistema, o System Load Monitor é sem duvida uma excelente ferramenta. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.