Twitter

OpenSuse 12.1 – Uma distribuição Linux de TOP

Na semana passada, mais concretamente no dia 16 de Novembro, a equipa responsável pelo projecto OpenSuse disponibilizou o openSUSE 12.1 – All Green. Este versão representa mais de oito meses de trabalho em colaboração com a comunidade Internacional com o objectivo de trazer aos utilizadores o melhor do software livre. Esta versão traz muitas novidades das quais destacamos o Gnome 3.2, bem como as novas versões do KDE, XFCE e LXDE e o ownCloud.
opensuse_00

Como utilizador Linux devo confessar que nunca fui muito adepto do openSUSE estando sempre virado mais para o CentOS ou Ubuntu. No entanto, a popularidade do openSUSE (a analisar pelo site ditrowatch) tem crescido muito nos últimos tempos e tenho lido que alguns utilizadores insatisfeitos com o Ubuntu têm migrado para esta distribuição.
O projecto openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das versões Linux mais usadas o openSUSE. O projecto openSUSE tem como objectivo oferece aos programadores e entusiastas de Linux as melhores ferramentas de trabalho.
Outros objectivos do projecto openSUSE são:
  • Tornar o openSUSE a distribuição Linux mais acessível e a mais utilizada plataforma de código livre.
  • Disponibilizar um ambiente para colaboração de código livre que torne o openSUSE a melhor distribuição Linux tanto para utilizadores Linux novos como para experientes.
  • Abrir e simplificar dramaticamente o processo de desenvolvimento de forma a tornar o openSUSE a plataforma de escolha de utilizadores experientes e também programadores.
Novidades do OpenSuse 12.1
Tal como referido, o OpenSuse traz até aos utilizadores o melhor do software livre e também melhorias a nível de tempo de boot, adopção do systemd, suporte ao sistema de ficheiros btrfs (B-tree file system), repositório Tumbleweed ao estilo “rolling release”, KDE 4.7, SAX e outras novidades (ver aqui)
Desktops
O OpenSuse 12.1 vem com o novo Gnome Shell 3.2. Segundo a equipa de desenvolvimento “Depois da correcção de alguns bugs, o Gnome Shell 3.2 é sem duvida a melhor opção….pois disponibiliza ao utilizador um conjunto de funcionalidades como por exemplo a possibilidade de concentrar vários serviços dispondo de um sistema de notificações”
Cloud things
Como sabemos o ano de 2011 foi o “boom” da tecnologia associada a cloud e foram muitos os serviços que apareceram assentes nesta tecnologia (ex. Dropbox, Facebook, Spotify). No entanto estes serviços levantam sempre algumas questões relativamente à segurança e privacidade dos dados. Nesses sentido o OpenSuse 12.1 traz suporte para o ownCloud para que os utilizadores possam criar e gerir a sua própria cloud. Saber mais sobre o ownCloud aqui
opensuse_01
Under the hood
O OpenSuse 12.1 inclui também o Snapper, uma ferramenta que permite o controlo de versões dos ficheiros (criar snapshots), possibilitando assim aos utilizadores reverter alterações que tenham realizado.
opensuse_02
Nos próximos dias vamos tentar trazer até aos nosso leitores um tutorial de instalação desta versão que promete. Fiquem atentos!
Download: OpenSuse 12.1 32 bits (4,7 GB) | 64 bits (4,7 GB)
Homepage: OpenSuse