Twitter

Ubuntu 11.10 – Flash, Java, codecs, MP3..tudo a funcionar


Todos nós sabemos o trabalho que implica preparar à maneira uma máquina. Depois de a formatarmos é necessário instalar a aplicação x e y, instalar codecs, flash player, etc. Apesar do Ubuntu vir já com muitos pacotes instalados, não traz alguns essenciais (ex. pacotes para suporte ao formato MP3, Java, Flash, etc). 

Hoje vamos recordá-la e mostrar como ter o o Flash, Java, codecs, MP3 e muito mais a funcionar no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot.
extra_000

Para que o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot disponibilize suporte para os mais diversos formatos que usamos frequentemente (ex. MP3, Flash, Java) é necessário instalar um conjunto de pacotes adicionais.
Uma forma muitos simples de ter tudo a funcionar é instalando o ubuntu-restricted-extras. O ubuntu-restricted-extras é um pacote de aplicações que permite ao utilizador instalar um conjunto de pacotes essenciais para o sistema.
extra_04
Como instalar o ubuntu-restricted-extras?
Existem várias formas de instalar o ubuntu-restricted-extras no sistema (pode ser no Ubuntu, Xubuntu, Kubuntu, etc).
Método 1 – Uma das maneiras é através do Ubuntu Software Center. Para tal, basta procurar por  ubuntu-restricted-extras e mandar instalar.
extra_00
Método 2 – Quem pretender fazer a instalação via terminal, basta abrir o mesmo e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras
extra_02Fácil não é? Agora já não tem de andar à procura do codecs, instalar o java, etc. Com apenas um comando o “assunto” fica resolvido. O conjunto de pacotes instalados ocupam aproximadamente 190 MB.
extra_03
Quem tiver conhecimento de outras dicas idênticas não se esqueça de partilhar connosco. Esperamos que este ano de 2012 a comunidade Linux cresça ainda mais.