Twitter

Gwibber – Redes sociais no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot


Nos dias de hoje, a dinâmica dentro de um sistema operativo deve-se em muito às ferramentas (ex. browser, aplicações para concentrar redes sociais) que usamos para aceder ao nosso perfil nas redes sociais. Apesar de não ser uma novidade “total”, o Ubuntu 11.10 possui uma aplicação simplesmente completa e fantástica para redes sociais. Vamos conhecer o Gwibber depois um completo “face lift”.
Gwibber_06
Os nosso hábitos têm vindo a mudar, e as redes sociais são hoje vias de comunicações com os nossos  mais diversos contactos. O Gwibber é uma aplicação que facilita a gestão e concentra as redes sociais numa só aplicação.
Como usar o Gwibber?
Para executar o Gwibber basta ir a Dash (ou ALT + F2) e procurar por  Gwibber
Gwibber_00
O Gwibber permite numa só aplicação/janela, aceder ao nosso perfil de várias redes sociais.
Gwibber_01
Integração com o Ubuntu
Através do ícone disponibilizado na barra superior, é possível alterar facilmente o nosso estado, ver número de mensagens não lidas, entre outras informações.
Gwibber_02
Integração com o Unity
O Gwibber permite também um excelente integração com o Unity. Através do entrada no unity podemos ver o número de mensagens não lidas e um conjunto de quick menus para actualização de status, refresh, contas e preferências da aplicação.
Gwibber_03
Unity Lens
O Unity Lens é um addon bastante interessante para o Unity que permite criar mash up de elementos para integrar na Dash e Launcher. Uma vez que o  Unity Lens par gwibber não vem instalado por omissão, podem facilmente proceder a sua instalação usando o seguinte comando.
sudo apt-get install unity-lens-gwibber
ou carregando aqui (a partir do seu Ubuntu)
Gwibber_04
O Gwibber é sem duvida uma excelente aplicação para micro blogging. Integrado com o Unity, torna-se uma ferramenta “omnipresente” no sistema. Relativamente ao Unity Lens, já conheciam? Vamos trazer mais novidades nos próximos dias.