Twitter

Como mudar de posição o Launcher Unity


Actualmente quando se fala na distribuição Linux Ubuntu, muitos sãos os utilizadores que a criticam devido à inclusão da interface Unity (ver mais aqui) por parte da Canonical. A verdade é que o Unity é diferente de outras interfaces tendo os seus pontos fortes e fracos.
Na sequência do nosso artigo Dica – Ubuntu 11.10 com o ambiente de trabalho do Mint (Mate) – ver aqui, o nosso leitor Carlos Ribeiro questionou-nos como mudar o Laucher Unity para o fundo do ambiente de trabalho. Vamos ver qual o procedimento.
unity_01
A mudança de posição do Launcher Unity para o fundo, permite-nos encarar esse barra como uma taskbar. Ganhamos algum espaço do lado esquerdo e o Launcher Unity até fica mais discreto no fundo do ambiente de trabalho.
Até há relativamente pouco tempo, esta alteração era um pouco complicada e até arriscada. No entanto, recentemente o site webupd8 disponibilizou um guia que permite alterar facilmente a posição do Launcher Unity usando o Unity Bottom Launcher.
Para começar vamos adicionar o PPA do Unity Plugin Rotated e instalar uma nova versão do libnux e CCSM.
sudo add-apt-repository ppa:paullo612/unityshell-rotated
sudo apt-get update
sudo apt-get install unityshell-rotated libnux-1.0-0 compizconfig-settings-manager
Em seguida abrimos o CompizConfig Settings Manager via Dash Home e em Desktop activamos o Ubuntu Unity Plugin Rotated e desactivamos Ubuntu Unity Plugin
unity_02 
O sistema irá questionar o utilizar sobre algumas alterações devendo ser escolhidas as opções: “Resolve conflicts” e nos seguintes popus devemos seleccionar “Disable Run Dialog” e “Disable Flip Down”.
Feitas estas alterações devem fazer logout e logon no sistema e está feito. Verifiquem se o Launcher Unity já aprece no final.
unity_03
Caso tenham algum problema na disponibilização do Launcher Unity no fundo verifiquem se as opções via CompizConfig Settings Manager ainda se mantêm. Para reverter a configuração basta que executem os seguintes comandos:
sudo apt-get install ppa-purge 
sudo ppa-purge ppa:paullo612/unityshell-rotated 
sudo apt-get remove unityshell-rotated
Pessoalmente penso que o Launcher Unity no fundo dá mais jeito. Caso tenho algum problema, deixem nos comentários para todos podermos dar uma ajuda.