Twitter

O Google+ chegou ao Unity


A corrida para conseguir entrar na rede social mais cobiçada do momento continua! A Google decidiu não abrir por completo as “portas” de acesso ao Google+ e assim são muitos os utilizadores que desesperam por conseguir entrar no novo mundo social! A opinião de quem por já lá anda é unânime. A Google trabalhou bem e consegui integrar rapidamente a sua rede social com todos os restantes serviços. Por outro lado surge a inevitável questão “Será que o Google+ conseguirá atingir o nível de popularidade do Facebook?”
Questões à parte, hoje vamos aprender como integrar o Google+ no Unity.
google_00

Apesar de receber muitas críticas por parte dos utilizadores, o ambiente gráfico Unity oferece algumas funcionalidades bastante interessantes. Uma das dessas funcionalidades é a possibilidade de incluir quicklists (tipo jumplists do Windows). Desta forma, podemos incluir facilmente sub-items nos ícones da barra lateral, ficando estes acessíveis através do botão direito do rato.
Como incluir uma quicklist do Google +?
Com o aparecimento do Google+, Ferramosca Roberto criou originalmente um conjunto de scripts que permite ter na barra lateral do Unity vários atalhos para a rede social Google+.
O processo é bastante simples. Para tal, basta abrir o terminal e inserir as seguintes instruções.
wget http://dl.dropbox.com/u/3000127/google%2B.desktop
wget http://dl.dropbox.com/u/3000127/google%2B1.png
mv google+.desktop ~/.local/share/applications/
sudo mv google+1.png /usr/share/pixmaps/
Em seguida vamos a ~/.local/share/applications e vamos encontrar um ficheiro com o nomegoogle+.desktop
google_02
O próximo passo é arrastar esse ficheiro para cima da barra lateral. Como podem ver pela imagem seguinte, depois de arrastarmos o ficheiro é disponibilizado um ícone associado ao Google+.
google_01
Carregando no ícone com o botão do lado direito do rato, podemos verificar que são disponibilizados vários atalhos para as diversas funcionalidades do Google+. Para aceder a rede social necessita de estar registado e autenticado na mesma.
google_03
Aos poucos e poucos, são muitas as aplicações, widgets que vão sendo disponibilizadas para interagir com o Google+. Para quem pretender conhecer ao pormenor o mundo do Google+ aconselhemos a verem o nosso screencast: Screencast: Google+ ao pormenor.