Twitter

Ubuntu Tweak 0.6 final – A ferramenta mais usada no Ubuntu


O Ubuntu Tweak é um pequeno utilitário que está em constante desenvolvimento e que permite de uma forma muito intuitiva configurar facilmente o Ubuntu. Esta é certamente uma das ferramentas mais usadas pelos utilizadores da distribuição da Canonical.
tweak_00

O Ubuntu Tweak é uma autentica “pérola”, onde o utilizador pode adicionar e remover várias aplicações, configurar o Compiz , alterar parâmetros do Startup, adicionar/actualizar lista de repositórios, entre outros.
Principais novidades do Ubuntu Tweak 0.6 final
  • Mais simples de usar e com um interface mais intuitivo
  • Suporte com o Ubuntu 11.10
  • Integração com o Unity
  • Janitor – ferramenta que permite ter o sistema sempre limpo
  • Painel “Tweaks” inclui 12 novas ferramentas
tweak_01
Tweaks
No separador Tweak de sublinhar a disponibilização do Unity Settings nesta versão do Ubuntu Tweak. Além desta nova funcionalidade, é possível encontrar ferramentas para mudar facilmente o tema do Ubuntu, tipo de fonte, ícones de botões, etc.
tweak_05Através desta funcionalidade é possível mudar muitos parâmetros do Unity como por exemplo o tamanho do laucher, o tamanho da Dash, etc.
tweak_06
Admins
No separador Admins são disponibilizadas várias ferramentas que permitem gerir facilmente o sistema como por exemplo a criação de atalhos, um gestor de extensões, um editor de repositórios, etc.
tweak_07
Computer Janitor
A ferramenta Computer Janitor tem como principal objectivo a limpeza do nosso sistema, libertando o espaço em disco ocupado por ficheiros que não são necessários para o sistema. O computer Janitor permite remover pacotes de software que não sejam necessários/incompatíveis, kernels antigos, etc.
tweak_02
Depois do sistema limpo, é apresentada  uma mensagem “divertida”
tweak_03
Ubuntu Tweak + Unity
O Ubuntu Tweak integra com a maioria das funcionalidades disponibilizadas pelo Ubuntu 11.10, incluindo o “novo” Unity. É possível por exemplo executar directamente  o Janitor directamente do Ubinty (através de uma simples quicklist).
tweak_04

Na pagina oficial da ferramenta, é apresentado um mock-up feito por Jeonkwan Chan que idealizou a ferramenta.
tweak_09Conseguem ver as semelhanças entre a ferramenta actualmente desenvolvida e o mock-up?
Como instalar no Ubuntu?
Para instalar o  Ubuntu Tweak 0.6 no seu sistema, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/next
sudo apt-get update
sudo apt-get install ubuntu-tweak
O Ubuntu Tweak é um must-have para qualquer utilizador que uso como sistema operativo o Ubuntu. Para quem pretenda colaborar no projecto, o autor da aplicação disponibiliza uma wiki onde podem ver como podem colaborar.
Acham que esta ferramenta devia já fazer parte do Ubuntu?