Twitter

Por que o Linux continua sem a aceitação da massa?


Introdução

O Linux está se tornando mais amigável. Existem distribuições como o Ubuntu e Mint que são muito aceitas e fáceis de usar. Fazer a transição do Windows para o Linux é muito fácil desde que você não desista e busque aprender. Muitas pessoas pensam que um usuário médio não pode instalar um sistema operacional e se o PC já vem com Windows, pra quê mudar? O fato é que se você não for capaz de instalar e gerenciar essas distribuições Linux, então você também não instala e gerencia o Windows ou MacOS, e tem que depender de seu amigo “que entende de computadores.”

Queixas

Segue agora algumas das queixas de alguns usuários que ficaram insatisfeitos com Linux.

Falta de compatibilidade com os jogos

Essa é a queixa número um. A denúncia baseia-se na incompatibilidade dos novos jogos 3D que chegam ao mercado. Mercado esse que impede que rodem em Linux.

Falta de apoio OEM

A segunda acusação é a de maior valor agregado ao comprar um computador pré-configurado com Windows ou Mac, porque a instalação do Linux em um sistema é muito complicado de manusear. Isso está diretamente relacionado com a mesma ignorância para com o sistema.

Falta de uma ferramenta de migração

Para a maioria das pessoas, não há medo maior do que se deparar com uma tábula rasa. Ainda neste sentido, a conveniência do Windows e ignorância para com o Linux estão presentes.

Confusão de controladores de hardware

O fato de não existir um adesivo “funciona com Linux” para um novo hardware traz para as pessoas que gostariam de experimentar o Linux um sentimento de estar totalmente no escuro quanto ao hardware que poderia comprar no futuro.

Suporte técnico gratuito

Há uma massa de pessoas que só são capazes de manter seus computadores através da bondade (e conhecimento) dos outros. Passar de um sistema operacional que tem 90% de domínio do mercado para outro que tem uma cota de 1% de uso significa que muitas das ações de suporte estarão perdidas.

Muitas distribuições

Como o preço não está lá para ajudar as pessoas a decidir (como acontece com as diferentes edições do Windows), é difícil para as pessoas entenderem porque existem tantas distribuições e quais são as diferenças entre elas.

Conclusão

Em resumo, o Windows dominou o mundo, o Mac vem dando saltos e ambos gastam milhões de dólares em marketing. Isto ofusca os outros sistemas operacionais. Veremos como as coisas andarão quando o Google fizer sua incursão nesta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário