Twitter

Os 10 melhores programas para Linux


Iniciante Linux

Em muitos casos, os aplicativos são uma questão de gosto, em vez de um conjunto forte e rápido de critérios que podem objetivamente dizer "este é o melhor programa para tal tarefa!" Como escolher?
Olhei para um par de coisas: Características, estabilidade, padrões desktop, e suporte multi-plataforma.Enquanto o foco é Linux aplicativos de desktop, eu acho que é reconfortante para os usuários que são novos para Linux para ser capaz de encontrar o mesmo aplicativo em Windows e / ou Mac OS X, se necessário.Características e estabilidade, é claro, não precisam de explicação.
Eu também levou em consideração se os aplicativos foram os padrões para as principais distribuições.Isto é um pouco mais difícil ultimamente desde Mint, Ubuntu, Fedora, openSUSE, Debian e outras distros estão escolhendo diferentes padrões mais agora do que há alguns anos atrás.

Browser: Google Chrome

Eu admito, eu lutei um pouco com a escolha do browser. Fiquei na duvida com Google Chrome e Firefox. Chrome está a ganhar popularidade, e eu sei que muita gente prefere Firefox pois ja vem instalado no sitema.

Office Suite: LibreOffice

Escolhendo LibreOffice foi uma decisão fácil. LibreOffice é o padrão para todas as distribuições Linux e grandes tem as ferramentas que a maioria dos usuários de desktop precisa. Sua compatibilidade do Microsoft Office torna uma boa escolha para usuários que tem que trocar documentos com seus colegas de trabalho e amigos. Sua disponibilidade de plataforma cruzada, para o X Windows e Mac OS, significa que é uma boa escolha para usuários que precisam ou querem executar outras plataformas.

Music Manager: Clementine

Escolhendo o melhor gerenciador de música para Linux foi um verdadeiro desafio. No final, eu decidi ir com a minha preferência pessoal - mesmo que ele não é realmente o padrão para muitas distros (se houver). Minha escolha é Clementine , um leitor de música "inspirado" pela primeira versão do Amarok.
É fácil de usar, mas poderoso. É muito fácil criar playlists e barra lateral com música e informações de artistas (especialmente música) é um toque agradável. Ele também tem um excelente suporte para serviços online como o Magnatune e Last.fm, que eu uso um pouco. Em particular, ele vem em muito acessível como um downloader para Magnatune quando você tem uma assinatura.

Video Player: VLC

VLC é, sem dúvida, o meu leitor de vídeo favorito para Linux. Desempenha apenas sobre qualquer coisa que eu já lançados para ele, a partir de streaming de mídia para DVDs, e é multi-plataforma. Não é apenas um jogador de video, é claro. VLC também pode transmitir vídeo e áudio, embora a maioria dos usuários são, provavelmente, vai ser feliz com as características de reprodução.
Naturalmente, o VLC também passa no teste de plataforma cruzada. Você pode executar o VLC no Linux, Mac OS X e Windows. Há também um aplicativo VLC em desenvolvimento para Android, embora eu não sei quando isso vai fazer uma aparição.

Editor de texto: Gedit

Vim é o meu editor de escolha, mas não é exatamente fácil de usar para começar. Se esta era uma classe de pessoas aprendendo a programar em Linux, eu poderia jogar fora Vim como uma opção. Mas para os povos que são novos para Linux, eu acho que Gedit é provavelmente o melhor caminho a percorrer.
Gedit pode não ter todas as características de editores de texto veneráveis ​​como o Emacs e Vim, mas ele faz o trabalho muito bem. É especialmente útil para usuários de desktop que precisa editar o arquivo de texto ocasional, mas não precisam estar vivendo em seu editor de texto.

Editor de imagem: O GIMP

Enquanto o GIMP não pode ser um substituto direto para o Photoshop, é um poderoso editor de imagens bem. Pensei em ir com um programa menos complicado, mas decidiu que GIMP foi a melhor raça para-de-Linux. O GIMP tem sido em torno de mais de uma década, e pode produzir resultados surpreendentes.A menos que você é um usuário pro que é a mudança de Photoshop, o GIMP deve fornecer todas as ferramentas necessárias para edição de imagem em Linux.

Photo Manager: Shotwell

O GIMP oferece nada em termos de gestão de fotos, no entanto. Para usuários que querem gerenciar seus álbuns de foto em Linux, Shotwell parece ser o app de escolha nestes dias. É o padrão para o Fedora e Ubuntu, e lida com fotos RAW assim como JPEG.
Ele também tem um bom conjunto de recursos básicos de edição para cortar, se livrar de olhos vermelhos em fotos, e assim por diante. F-Spot costumava ser meu aplicativo de escolha, mas o desenvolvimento parece ter diminuído consideravelmente com a última versão estável em dezembro de 2010.

Cliente mail: Thunderbird

E-mail é outro complicado. Primeiro, o número de clientes de email para Linux é impressionante. Além disso, muitos usuários usam agora Webmail maior parte do tempo, assim que um cliente de email não pode mesmo ser necessário.
No entanto, após muita reflexão, decidi que o Thunderbird é o melhor app para recomendar aos novos usuários Linux. Primeiro, é multi-plataforma por isso, se eles também usam Windows ou Mac OS X, eles podem usar o Thunderbird com o mínimo de confusão em todas as plataformas. Isso não é verdade para a Evolução ou KMail.
Thunderbird é também uma mailer decente, e com Mozilla tomá-lo de volta sob a sua asa (com o perdão do trocadilho) que parece bem posicionado para melhorias e manutenção. Eu não tenho tanta certeza sobre Evolução, para ser honesto. O projeto parece parado, na melhor das hipóteses. Claws é um mailer muito bom, mas é um aplicativo de usuários de poder ', com certeza. Eu não acho que é bem adequado para os novos usuários.
Então Thunderbird vitórias sobre as características, estabilidade, suporte à plataforma e faz bem em padrões também. Agora é o padrão para Linux Mint e Ubuntu, e realmente devem ser considerados fortemente para outras distros.

BitTorrent: Transmissão

Sim, amigos, aplicativos torrent podem ser usados ​​legitimamente. Com a loucura SOPA / PIPA nas últimas semanas, eu queria ter certeza de falar de um app torrent bom para novos usuários de Linux.
Linux tem muitas aplicações Torrent boa, mas a transmissão parecia a melhor opção. É multi-plataforma, funciona bem, e é fácil de usar. Ele suporta criptografia, links ímã, e muito mais.

Calendário

Este deu-me um pouco de pausa. A maioria das pessoas eu sei usar soluções baseadas na Web para o calendário e colaboração, nos dias de hoje. Isso varia muito, é claro. Se você estiver no KDE, então KOrganizer pode ser o caminho a percorrer. Se você é um GNOMEr die-hard, então você pode querer ficar com Evolution.
Mas eu acho que a melhor solução multi-desktop no momento é relâmpago Thunderbird. Não é perfeito, mas é muito capaz e uma ótima solução se você não está procurando uma solução de negócios. Em outras palavras, eu acho que Relâmpago é problemático para a adopção de negócios, mas excelentes para usuários de desktops pessoais que não precisam de uma solução de groupware.

Seu Preferidos?

Quais são os seus aplicativos favoritos? , e nós perdemos algumas categorias importantes? Gostaria de obter algum feedback nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário