Twitter

Instalar programas no Linux


"Estou tentando instalar alguns aplicativos para o Linux como o Lineware Kxicq, Licq, Gnapster e outros mas não estou conseguindo. Como observei aqui no GHD tem várias pessoas com o mesmo problema. Como faço para instalar? Se puderem coloquem com detalhes pois sou iniciante."

Calma,a instalação de novos programas no Linux não é tão complicada como parece. Pelo contrário, muitas vezes é até mais simples que no Windows, pois raramente você precisará perder tempo registrando o programa, retirando banners de propaganda, como no caso do ICQ, etc.

Em primeiro lugar, baixe os programas em RPM, que são pacotes prontos, fáceis de instalar. Em muitos casos são disponibilizadas várias versões diferentes, uma para cada distribuição, ou para cada versão do Kernel. Basta pegar a correta. Por exemplo, as distribuições atuais, como o Mandrake 8.x, Red Hat 7.2, etc. utilizam o Kernel 2.4. O antigo, o 2.2 é utilizado pelo Red Hat 6, Mandrake 7, Conectiva 6, etc.

Para instalar os pacotes RPM, simplesmente clique sobre o arquivo (no konqueror ou outro gerenciador de arquivos que estiver utilizando) e siga as instruções.



Se preferir, use os comandos abaixo num terminal: $ su (para virar root) # rpm -ivh nome_do_arquivo.rpm (para instalar o pacote)

Depois de instalado basta apenas chamar o programa pelo terminal. Quase o comando é o próprio nome do programa em minúsculas. Por exemplo: Licq= "licq" Opera = "opera" XMMS= "xmms"

Tem uma lista um pouco mais extensa aqui:

http://www.hardware.com.br/ebooks/linux/index.html

Não se preocupe, pois no Linux você pode chamar programas gráficos através do terminal e vice-versa, sem qualquer impedimento. Se você tiver em mãos um arquivo .tar.gz, ou seja, um programa distribuído em forma de código fonte, a instalação será um pouco mais complicada. Mas basta seguir os passos abaixo: 1-Acesse o diretório onde o arquivo foi salvo (cd /diretorio) e descompacte o arquivo: $ tar -zxvf nome_do_arquivo.tar.gz 2-Isso vai descompactar o arquivo num diretório com o mesmo nome. $ ls (para ver a lista dos diretórios e ver qual foi o diretório criado pelo programa) $ cd diretorio_do_programa (para acessá-lo) 3- Para finalmente instalar o programa, faltam apenas mais quatro comandos: $ ./configure $ make $ su (para virar root e ter permissão para instalar o programa) # make install O ./configure roda o script de configuração do programa, que também se encarrega de checar se você tem todos os compiladores necessários instalados. O make compila o programa e gera os módulos a serem instalados enquanto O make install finalmente conclui a instalação.

Depois de instalado basta chamar o programa, como no caso dos pacotes em RPM. Para facilitar, crie um atalho no iniciar. Se estiver usando o Mandrake, basta chamar o "menudrake" o programa que permite personalizar os atalhos do iniciar.

Alguns programas, como o StarOffice e jogos como o Quake III são distribuídos em formato binário, já com um instalador. Estes programas quase sempre usam a extensão ".sh" e são os mais fáceis de instalar.

Basta abrir um terminal e chamar o programa, colocando um "./" antes do nome, como em: # ./linuxq3ademo-1.11-6.x86.gz.sh

Não se esqueça que para instalar qualquer programa você precisa estar logado como root. Use sempre o comando "su" antes.

Isto abrirá o instalador gráfico, a lá Windows que se encarregará de instalar o programa. Como nos outros casos, depois de instalado basta chamar o programa num terminal ou criar um atalho para ele no iniciar. No caso do demo do Quake 3 que instalamos com o comando anterior, o comando para abrir o jogo é: "q3demo", informado pelo instalador.

Os "$" e "#" que usei antes dos comandos são uma nomenclatura comumente usada em documentação sobre Linux. O "$" indica que o comando pode ser executando por qualquer usuário do sistema, nquanto o "#" indica que o comando pode ser executado apenas pelo root, ou seja, que antes de executa-lo você precisa usar o comando "su".

Outro detalhe importante, sempre leia o read-me antes de instalar qualquer programa, isto não vale só para o Linux, mas para qualquer sistema operacional que você pretenda usar. No caso do Linux o read-me pode indicar algum comando extra que possa ser necessário (no caso dos programas .tar.gz) ou algum outro programa que seja necessário para rodar. Se você não receber o read-me junto com o programa, visite a página do desenvolvedor e veja o que ele tem a dizer. No caso dos arquivos em RPM por exemplo você verá o link na segunda tela do instalador.