Na semana passada, mais concretamente no dia 16 de Novembro, a equipa responsável pelo projecto OpenSuse disponibilizou o openSUSE 12.1 – All Green. Este versão representa mais de oito meses de trabalho em colaboração com a comunidade Internacional com o objectivo de trazer aos utilizadores o melhor do software livre. Esta versão traz muitas novidades das quais destacamos o Gnome 3.2, bem como as novas versões do KDE, XFCE e LXDE e o ownCloud.
Como utilizador Linux devo confessar que nunca fui muito adepto do openSUSE estando sempre virado mais para o CentOS ou Ubuntu. No entanto, a popularidade do openSUSE (a analisar pelo site ditrowatch) tem crescido muito nos últimos tempos e tenho lido que alguns utilizadores insatisfeitos com o Ubuntu têm migrado para esta distribuição.
O projecto openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das versões Linux mais usadas o openSUSE. O projecto openSUSE tem como objectivo oferece aos programadores e entusiastas de Linux as melhores ferramentas de trabalho.
Outros objectivos do projecto openSUSE são:
- Tornar o openSUSE a distribuição Linux mais acessível e a mais utilizada plataforma de código livre.
- Disponibilizar um ambiente para colaboração de código livre que torne o openSUSE a melhor distribuição Linux tanto para utilizadores Linux novos como para experientes.
- Abrir e simplificar dramaticamente o processo de desenvolvimento de forma a tornar o openSUSE a plataforma de escolha de utilizadores experientes e também programadores.
Novidades do OpenSuse 12.1
Tal como referido, o OpenSuse traz até aos utilizadores o melhor do software livre e também melhorias a nível de tempo de boot, adopção do systemd, suporte ao sistema de ficheiros btrfs (B-tree file system), repositório Tumbleweed ao estilo “rolling release”, KDE 4.7, SAX e outras novidades (ver aqui)
Desktops
O OpenSuse 12.1 vem com o novo Gnome Shell 3.2. Segundo a equipa de desenvolvimento “Depois da correcção de alguns bugs, o Gnome Shell 3.2 é sem duvida a melhor opção….pois disponibiliza ao utilizador um conjunto de funcionalidades como por exemplo a possibilidade de concentrar vários serviços dispondo de um sistema de notificações”
Cloud things
Como sabemos o ano de 2011 foi o “boom” da tecnologia associada a cloud e foram muitos os serviços que apareceram assentes nesta tecnologia (ex. Dropbox, Facebook, Spotify). No entanto estes serviços levantam sempre algumas questões relativamente à segurança e privacidade dos dados. Nesses sentido o OpenSuse 12.1 traz suporte para o ownCloud para que os utilizadores possam criar e gerir a sua própria cloud. Saber mais sobre o ownCloud aqui
Under the hood
O OpenSuse 12.1 inclui também o Snapper, uma ferramenta que permite o controlo de versões dos ficheiros (criar snapshots), possibilitando assim aos utilizadores reverter alterações que tenham realizado.
Nos próximos dias vamos tentar trazer até aos nosso leitores um tutorial de instalação desta versão que promete. Fiquem atentos!
Homepage: OpenSuse