Nos meus tempos de teenager, em conjunto com um grupo de amigos, decidimos formar uma banda de “garagem”. A partir desse dia, comecei a dedicar muito do meu tempo que tinha livre a tentar aprender por mim a tocar guitarra. As coisas foram evoluindo e acabei por comprar uma pedaleira que me permitia criar sons dos mais diversos estilos. Foi nessa altura que surgiu a ideia de experimentar fazer os meus próprios sons. Para isso, comprava algumas revistas de musica e as vezes lá vinha uma aplicação para PC que permitia criar uns sons malucos.
Actualmente são muitas as aplicações disponíveis para quem gosta de criar a sua própria musica, sendo que muitas dessas aplicações são direccionadas para o sistema operativo da Apple. Hoje vamos conhecer o fantástico Linux MultiMedia Studio para Ubuntu.
Segundo referem no site, o Linux MultiMedia Studio (LMMS) é uma plataforma alternativa a aplicações comerciais como é por exemplo o FL Studio e que permitem criar musica no computador. O Linux MultiMedia Studio inclui a possibilidade de criar melodias, samples, fazer arranjos, etc.
Principais funcionalidades do LMMS
- Editor de sons
- Editor Beat+Bassline
- Disponibilização de muitos efeitos e sons de instrumentos
- FX Mixer
- Piano-Roll para edição de padrões e melodias
- Possibilidade de importar ficheiros no formato MIDI e FLP
- Compatível com muitos standards: SoundFont2, VST(i), LADSPA, GUS Patches, e MIDI
Demos
No site da aplicação estão disponíveis os seguintes demos para terem uma ideia do que é possível criar com o LMMS. Simplesmente fantástico!!!!
- Skiessi – “Advance” (2.0 MB, LMMS development branch)
- Skiessi – “Onion” (2.5 MB, LMMS 0.4.0)
- TobyDox – “Nothing else matters (Classical Remix)” (4.6 MB, LMMS 0.4.0)
- Skiessi – “Black And White” (1.8 MB, LMMS 0.3.1)
- Skiessi – “DSA” (900 KB, LMMS 0.3.1)
- Malex – “Horizon4″ (2.4 MB)
- Numarul7 – “Underline” (900 KB)
- TobyDox – “Confused” (1.9 MB)
- Siegel – “DreamWave” (2.4 MB)
- SharkyX – “Experiments” (500 KB)
- Dareenzo – “Dirtysouthnice” (1.2 MB)
- M.A.W.S. – “Das Model” (3.4 MB)
Como instalar o LMMS no Ubuntu?
Quem pretender o LMMS no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos
Como aplicação open source, fiquei fascinado com o conjunto de funcionalidades disponibilizadas e qualidade dos sons que se conseguem produzir. Antes de experimentar, oiçam um dos demos para “sentir” o poder desta aplicação. O site do projecto disponibiliza muita documentação e ainda uma parte que permite a partilha dos sons criados (ver aqui). Aconselho vivamente a experimentarem…e quem sabe se o vosso futuro com musico não começa aqui! Alguém quer fazer uma música de Verão Parece que este ano ainda não há HIT!
Homepage: LMMS