- Unity refinado (agora rodando sobre as bases do GNOME 3);
- Kernel Linux 3.0;
- Central de programas com novo visual;
- Painel de controle do Ubuntu One;
- Novo software incluso: Thunderbird substitui o Evolution e LightDM substitui o GDM;
- Ferramenta de cópia de Segurança Déjà Dup.
Refinamentos na interface Unity
O botão “Ubuntu” que ficava na barra superior foi transformado num botão da dock do Unity, que ainda fica presa na parte esquerda da tela. Segundo Mark Shuttleworth, era para manter a dock sempre perto do botão Ubuntu, mas agora acho completamente sem sentido.Esse mesmo botão apresenta refinamentos na interface: você pode optar por manter o painel em tela cheia ou apenas parte dela. Esse mesmo painel agora conta com categorias na parte inferior: Atalhos, Aplicativos, Arquivos e Coleção de músicas. Todas as categorias apresentam a ferramenta de pesquisa, agora com filtros que permitem refinar melhor os resultados obtidos por ela.
O menu do canto direto do painel superior também recebeu melhorias: agora ele apresenta algumas opções de gerenciamento do sistema. O usuário pode abrir e configurar sua impressora, monitor, abrir o gerenciador de atualizações, ver os dispositivos conectados além das tradicionais opções de bloquear tela, encerrar sessão, suspender, hibernar e desligar. Não, não existe um botão visível de reiniciar, só quando você faz alguma atualização que requer a reinicialização.
Nova Central de Programas do Ubuntu
Teve sua estréia no Ubuntu 9.10 Karmic Koala e fui evoluindo gradualmente em cada versão. Nessa nova versão do Ubuntu, a Central de programas ganhou um visual mais poderoso e fácil de usar, totalmente remodelado.Melhorias internas e novos aplicativos
O novo Ubuntu 11.10 conta com o também novo Kernel Linux na versão 3.0 (não que essa nova versão seja significativa, o próprio time de desenvolvimento disse que estava cheio de ficar colocando muitos números na versão do kernel, então resolveram começar de novo). As bases do Unity também foram atualizadas: as bibliotecas do GNOME 2 foram atualizadas para GNOME 3, isso significa que os aplicativos dele também, como o navegador de arquivos Nautilus, por exemplo.A suite padrão de escritório foi modificada: Se você usar o português brasileiro como idioma padrão vai ficar (in)feliz em saber que o Ubuntu vai instalar o BrOffice como suite de escritório. É claro que você pode desinstalar e colocar qualquer outra suite de escritório que queira, nada te impede de fazer isso.
Dentre as outras modificações existentes é que o cliente de email Evolution foi substituído pelo Thunderbird, cliente de email da Mozilla. E falando em Mozilla, o Firefox continua como navegador padrão do Ubuntu 11.10 e vem na versão 7, mas você também pode instalar o Chromium (basicamente, um Google Chrome sem a marca do Google) ou qualquer outro navegador compatível. Também pode dizer adeus ao editor de vídeo PiTiVi, ele foi tirado do CD por baixa receptividade dos usuários e agora está disponível apenas em DVD (ou nos repositórios).
Software de controle do Ubuntu One e Déjà Dup backup
Para quem não sabe, o Ubuntu possui um serviço próprio de computação nas nuvens, o Ubuntu One. Nele você pode salvar seus arquivos e sincronizar com outros computadores e aparelhos portáteis e servir como forma de backup e compartilhamento de arquivos de forma bem simples e prática. Ubuntu One, além do software de sincronização para Windows, agora tem um painel de configuração simplificado que permite total controle da sua conta Ubuntu One, dispositivos conectados e pastas a serem sincronizadas. Tudo num software simples, objetivo e prático.O Déjà Dup backup é um programa de cópia de segurança. Ele move suas configurações e arquivos para a sua conta no Ubuntu One (ou tranferir via SSH, FTP ou conta da Amazon S3). Você pode posteriormente restaurar seus arquivos e configurações em outro computador com o Ubuntu One, ou acessá-los a qualquer momento na página do Ubuntu One.
Considerações finais
Fácil de usar, simplificado, autossuficiente e completo. É só instalar e usar! Todos os serviços incluidos nele servem para manter o sistema muito prático para qualquer usuário doméstico que ultilize seus serviços. É praticamente um mordomo digital, só falta servir café.Se você quiser uma alternativa segura, fácil, potente e prática de usar no seu computador, tente o Ubuntu! Não vai se arrepender se souber usar corretamente. Existe uma comunidade inteira de usuários na internet pronta para ajudar em seus problemas, afinal, o Ubuntu é a distribuição mais usada no mundo.