Introdução
Linux é um sistema operacional, compatível com Unix. Duas características peculiares distinguem de outros sistemas que encontramos no mercado, o primeiro, é livre, isto significa que você não tem que pagar qualquer licença para qualquer casa desenvolvedor de software para a sua utilização, o segundo é que o sistema vem com código fonte.
O sistema irá formar o núcleo do sistema (kernel) mais um grande número de programas / bibliotecas que tornam útil. Muitos destes programas e bibliotecas têm sido possível graças ao projeto GNU , por isso, muitos se referem ao Linux, GNU / Linux, para enfatizar que o sistema irá formar tanto o kernel quanto a maior parte do software produzido pelo projecto GNU.
Linux é distribuído sob a GNU General Public License , portanto, a fonte deve ser sempre acessível e qualquer modificação ou trabalho derivado deve ter essa licença.
O sistema foi concebido e programado por uma multidão de programadores ao redor do mundo. O núcleo do sistema está em constante evolução, sob a coordenação de Linus Torvalds, a pessoa que começou a idéia deste projeto, no início dos anos noventa. Hoje, grandes empresas como IBM, SUN, HP, Novell e Red Hat, entre muitos outros, contribuir para Linux código de grande ajuda económica, bem como.
Dia após dia, mais e mais programas e aplicativos estão disponíveis para este sistema, e aumenta a sua versão de qualidade para a versão. A grande maioria deles vêm com código fonte e são geralmente distribuído sob os termos da Licença Pública Geral GNU licença.
Software houses mais e mais comercial distribuir seus produtos para Linux ea presença das mesmas empresas a aumentar constantemente para o excelente valor que você começa com Linux.
Arquiteturas em que um princípio pode ser usado são Linux Intel 386 -, 486 -, Pentium, Pentium Pro, Pentium II / III / IV, IA-64, AMD 5x86, AMD64, Cyrix e Motorola 68020, IBM S/390 , zSeries, DEC Alpha, ARM, MIPS, PowerPC, SPARC e UltraSPARC. Também é difícil encontrar novos projetos para arquitexturas novos que transportem Linux.
História
Linux faz a sua aparição no início dos anos noventa, foi o ano de 1991 e, em seguida, um estudante de ciência da computação na Universidade de Helsinque chamado Linus Torvalds começou como um hobby e não podia imaginar o que este projecto viria , para agendar as primeiras linhas de código deste sistema operacional Linux que chamaria mais tarde.
Este início foi inspirado por MINIX, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andy Tanenbaum.As primeiras discussões sobre o Linux foram no newsgroup comp.os.minix nessas discussões, foi sobre tudo, desde o desenvolvimento de um sistema Unix pequena para usuários Minix que queriam mais.
Em 03 de julho de 1991, Linus Torvalds enviou a primeira mensagem no newsgroup comp.os.minix Linux:
Caminho:!! Gmdzi Juntos Mcsun News.funet.fi Hydra Klaava Torvalds De: grim ... @ klaava.Helsinki.FI (Linus Benedict Torvalds) Grupos de notícias: comp.os.minix Assunto: Gcc-1.40 e um posix-questão Palavras-chave: gcc, posix Message-ID: <1991Jul3.100050.9886 @ klaava.Helsinki.FI> Data: 03 de julho, 91 10:00:50 GMT Organização: Universidade de Helsinki Linhas: 28 Olá Netlanders, Devido a um projeto que estou trabalhando (no minix), estou interessado em o posix definição padrão. Alguém poderia por favor me aponte para um (de preferência) machine-readable formato das últimas regras posix? Ftp-sites Would Be agradável. Como um aparte para todos os gcc usando em minix - a nova versão (1.40) foi Alguns fora por semanas, e eu decidi testar o que precisava ser feito para obter minix trabalhando nisso (1.37.1, que é a versão que você começa de cão Planícies é bom, mas 1,40 é melhor :-). Para minha surpice, a resposta Acabou por ser - NADA! Gcc-compile 1,40 como está no minix386 (com gcc-1.37.1 idade), sem necessidade de mudar os arquivos de origem (I mudou o Makefile e alguns caminhos, mas é isso!). Como isso resulta em um padrão Que o compilador use insns ponto flutuante, Mas se você preferir não, mudança "toplev.c 'para definir DEFAULT_TARGET 1-0 (isto é de memória - eu não estou no meu minix-box) que irá tratar também. Não cometa o libs, use o velho e gnulib libc.a. II compilou com sucesso com 1,40 Em si, e tudo funciona bem (eu tenho as versões mais recentes de gás e binutils, ao mesmo tempo, como eu ouvi falar de bugs com versões mais antigas do ld.c). Makefile precisa de alguns de chmem (e se você ainda está usando gcc2minix ele). Linus Torvalds sombrio ... @ kruuna.helsinki.fi PS. Alguém poderia por favor, tente me dedo do exterior, como eu instalou uma "mudança de plano." (produzidos pelo seu verdadeiramente), e eu não estou certo ele funciona a partir do exterior? Caso ele um novo relatório. Cada plano do tempo.
Em 25 de agosto de 1991, enviou a seguinte mensagem, que é considerado por muitos como o início do projeto Linux:
Caminho:!! Gmdzi Juntos Fauern Ira.uka.de Sol.ctr.columbia.edu Zaphod.mps.ohio state.edu! wupost! UUNET! mcsun! news.funet.fi! hydra! klaava! torvalds De: grim ... @ klaava.Helsinki.FI (Linus Benedict Torvalds) Grupos de notícias: comp.os.minix Assunto: O que você mais gostaria de ver no minix? Resumo: pequena enquete para o meu novo sistema operacional Palavras-chave: 386, preferências Message-ID: <1991Aug25.205708.9541 @ klaava.Helsinki.FI> Data: 25 de agosto 91 20:57:08 GMT Organização: Universidade de Helsinki Linhas: 20 Olá a todos lá fora usando minix - Eu estou fazendo um sistema operacional (livre) (apenas um hobby, não vai ser grande e profissional como o gnu) para 386 (486) AT clones. Esta tem sido Brewing desde abril, e está começando a ficar pronto. Qualquer feedback on'd como Coisas que as pessoas gostam / não gostam no minix, como a minha semelhança com OS-lo um pouco (Mesma disposição física do sistema de arquivos (devido a razões práticas) Entre outras coisas). Atualmente eu tenho portado bash (1.08) eo gcc (1.40), e as coisas parecem funcionar. Isto implica que vai conseguir alguma coisa dentro de alguns meses práticas, e Eu gostaria de saber quais as características maioria das pessoas gostaria. Todas as sugestões são bem-vindos, mas eu não vai implementá-las eu prometo :-) Linus ( grim ... @ kruuna.helsinki.fi ) PS. Sim - é livre de qualquer código minix, e tem um fs multi-threaded. NÃO é protable (386 tarefa use etc switching), e provavelmente nunca Apoiará qualquer coisa diferente de AT-harddisks, como Tudo o que é que tenho :-(.
Linus nunca anunciou a versão Linux 0.01 (Agosto / Setembro de 1991), esta versão não foi mesmo executável, só incluiu os princípios fundamentais do sistema foi escrito em linguagem assembly e assumiu que se tinha acesso a um sistema Minix para a compilação .
Em 05 de outubro de 1991, Linus anunciou a primeira versão "oficial" do Linux, versão 0.02. Com esta versão poderia correr Linus Bash (GNU Bourne Again Shell) e gcc (GNU C Compiler), mas não muito mais trabalho. Nesta fase de desenvolvimento ou de pensar em termos, a distribuição de documentação de suporte, .....
Esta foi a mensagem enviada comp.os.minix:
Caminho:!! Gmdzi Juntos Mcsun News.funet.fi Hydra Klaava Torvalds De: grim ... @ klaava.Helsinki.FI (Linus Benedict Torvalds) Grupos de notícias: comp.os.minix Assunto: Free minix-like fontes do kernel para 386-AT Palavras-chave: 386, versão preliminar Message-ID: <1991Oct5.054106.4647 @ klaava.Helsinki.FI> Data: 05 de outubro, 91 05:41:06 GMT Organização: Universidade de Helsinki Linhas: 55 Você suspira por melhores dias do Minix-1.1, quando homens eram homens e escreviam Seus próprios drivers de dispositivo? Você está sem um bom projeto e morrendo de vontade para cortar seus dentes em um sistema operacional que você tentar modificar cão para suas necessidades? Você Quando tudo frustrante encontrar trabalhos em minix? Não mais todos os nighters para obter um programa bacana de trabalho? Em seguida, basta esta mensagem pode ser para você :-) Como eu mencionei um mês (?) Atrás, eu estou trabalhando em uma versão gratuita de um minix-lookalike para computadores AT-386. Finalmente atingiram a fase Mesmo onde é útil (embora não pode ser o que você quer DEPENDENDO) e estou disposto a colocar os fontes para ampla distribuição. É apenas a versão 0.02 (+1 (muito pequeno) patch já), mas eu tenho com sucesso executar bash / gcc / gnu-make / gnu-sed etc / comprimir sob ele. Fontes para este projeto de estimação de meus Pode ser encontrada em nic.funet.fi (128.214.6.100) no diretório / pub / OS / Linux. O diretório também Alguns ficheiro README contém um casal de binários e de trabalhar sob linux (Bash, update e GCC, o que mais se pode pedir :-). Grão cheio é o provedor de origem, como nenhum código minix tem sido utilizado. Fontes de biblioteca são Parcialmente apenas livre, portanto não pode ser que atualmente distribuídos. O sistema é capaz de compilar "como está" e tem sido conhecido para o trabalho. Heh. Fontes para os binários (bash e gcc) podem ser encontrados no mesmo lugar em / Pub / gnu. ALERT! ATENÇÃO! NOTA! Estas fontes minix-386 tem ainda de ser compilado (E gcc-1.40, 1.37.1 Possivelmente, não testei), e você precisa minix configurá-lo se você quiser executá-lo, por isso ainda não é um sistema autônomo Para aqueles de vocês Sem minix. Estou trabalhando nisso. Você também precisa ser uma espécie de hacker para configurá-lo (?), então para aqueles que esperam por um alternativa ao minix-386, por favor, me ignorar. Hoje é Meant para Hackers interessados em sistemas operacionais e 386 com acesso a minix. O sistema precisa de um disco rígido AT-compatível (IDE é bom) e EGA / VGA. Se você ainda estiver interessado, por favor, ftp o README / relnotes, e / ou e-mail me para informações adicionais. Eu posso (bem, quase) Pedir que você ouve-se "porquê?". Hurd Will Be em um ano (ou dois, ou no próximo mês, quem sabe), e eu já tenho minix. Este é um programa para hackers por um hacker. Eu fazendo enjouyed ele, e desfrutar de olhar para alguém Poderia e ainda modificá-lo para Suas próprias necessidades. Ainda é pequeno o suficiente para entender, usar e modificar, e eu estou ansioso para Quaisquer comentários que possa ter. Também estou ouvindo de alguém interessado em quem tenho escrito Qualquer um dos utilities / funções de biblioteca para minix. Se os seus esforços vão se livremente distribuíveis (sob copyright ou mesmo domínio público), eu gostaria de ouvir de você, para que eu possa adicioná-los ao sistema. Eu estou usando Chews Earl Estádio agora mesmo (obrigado por um sistema de Earl agradável e de trabalho), e funciona de forma semelhante Serão muito bem vindos. Seu (C) 's será, evidentemente, deixadas intactas. Mande-me linha, se você é um disposto a deixar-me usar seu código. Linus PS. PHIL NELSON para! Eu sou incapaz de chegar até você, e continuo recebendo "Erro Forward - domínio desconhecido morango" ou algo assim.
Após a versão 0.03, Linus salto na numeração para 0,10, mais e mais programadores em toda a Internet começou a trabalhar no projeto e, após sucessivas revisões, Linus aumentou o número de versão para 0,95 (Março de 1992 ), o primeiro sistema capaz de executar X-windows. Mais de um ano depois (Dezembro de 1993) o núcleo do sistema era a versão 0.99 e versão 1.0.0 não veio até 14 de março de 1994.
Em 09 de maio de 1996, Tux foi proposto como a mascote oficial do Linux.
Em 09 de junho de 1996 foi lançado da série 2.0.x, 2.2.x a não chegar até 25 janeiro de 1999 e 2.4.x até 4 de janeiro de 2001.
Em 17 de dezembro de 2003 foi lançado o kernel da série atual, o Linux 2.6.x desenvolvimento continua a progredir dia a dia com o objetivo de refinar e melhorar o sistema.
O gráfico a seguir você pode ver uma ilustração das diferentes variantes de Unix desde o lançamento do primeiro na década de 70 ea posição do Linux nesta história.
Características
Aqui está uma lista das características mais importantes do GNU / Linux:
[Fonte: Infosheet-like. Autor: IvanCasado]
- Multitarefa: Multitarefa A palavra descreve a capacidade de executar vários programas simultaneamente. Linux usa a chamada multitarefa preeventiva, o que garante que todos os programas que estão sendo usados em determinado momento será executado, com o sistema operacional responsável por dar tempo para cada microprocessador programa.
- Multiusuário: Muitos usuários usando a mesma máquina ao mesmo tempo.
- Multiplataforma: As plataformas em que a primeira pode usar Linux são 386 -, 486 -. Pentium, Pentium Pro, Pentium II, Amiga e Atari, também existem versões para uso em outras plataformas, como AMD64, Alpha, ARM, MIPS, PowerPC e SPARC.
- Multiprocessador: Suporte a sistemas com mais de um processador está disponível para Intel, AMD e SPARC.
- Ele roda em modo protegido 386.
- Proteção de memória entre processos, de modo que não se pode travar o sistema.
- Executáveis demanda de carga: Linux só lê do disco as partes de um programa a ser utilizado.
- Cópia na política de escrever para compartilhamento de páginas entre executáveis: Isto significa que o processo múltiplos pode usar a mesma memória para executar. Quando se tenta escrever para que a memória, essa página (4KB de memória) é copiado em outro lugar.Copy-on-write tem dois benefícios: o aumento da velocidade e uso de memória diminuindo.
- Memória virtual usando paginação (sem troca de processos completos) para o disco: uma partição no sistema de arquivos com a capacidade de adicionar mais áreas de comércio on the fly.
- A memória é gerida como um recurso único para programas e cache de disco, de modo que toda a memória livre pode ser usado para armazenar em cache e este por sua vez pode ser reduzida quando a execução de programas de grande porte.
- Carga dinâmica de bibliotecas compartilhadas (DLL) e bibliotecas estáticas.
- Ele fez depósitos de Estado (core dumps) para permitir a análise post-mortem, permitindo o uso de um depurador de programas, não só executando, mas também depois de abortar por qualquer razão.
- Compatível com POSIX, System V e BSD no nível de fonte.
- IBCS2 emulação, a maioria compatível com SCO, SVR3 e SVR4 no nível binário.
- Todo o código fonte está disponível, incluindo o kernel inteiro e todos os drivers, ferramentas de desenvolvimento e todos os programas do usuário, além de tudo o que pode ser distribuído gratuitamente. Há alguns programas comerciais que estão sendo disponibilizados para Linux sem fonte, mas tudo o que foi livre ainda está livre.
- POSIX controle de trabalho.
- Pseudo-terminal (pty é).
- 387 emulação no kernel para que os programas não precisa fazer sua própria emulação matemática. Qualquer máquina com o Linux parecem dotados de um co-processador matemático. Claro, se o computador já contém uma FPU (unidade de ponto flutuante), ele será usado em vez do emulador, você ainda pode compilar seu próprio kernel com emulação de matemática, para um ganho de memória pequeno.
- Suporte para muitos teclados nacionais ou customizados e é bastante fácil de adicionar novos dinamicamente.
- Diversos consoles virtuais: várias sessões de login independente através do console, que pode ser alterado com combinações adequadas de teclas (não dependente de hardware de vídeo).São criados dinamicamente e pode ter até 64.
- Suporte para vários sistemas de arquivos comuns, incluindo minix-1, Xenix, e todos os sistemas de arquivo típico do System V, e tem um sistema avançado de arquivos em si, com uma capacidade de até 4 nomes Tb e arquivo de até 255 caracteres de comprimento .
- Acesso transparente a partições MS-DOS (ou partições OS / 2 FAT) usando um sistema de arquivos especial: não precisa de qualquer comando especial para usar partição MS-DOS, isso parece um sistema de arquivos normal do Unix (com exceção de algumas restrições em nomes de arquivo, permissões e assim por diante). Partições comprimidas MS-DOS 6 não são acessíveis neste momento, e não é esperado para ser no futuro. Suporte para VFAT, FAT32 (WNT, Windows 95/98) é suportado desde a versão 2.0 do kernel e NTFS WNT desde a versão 2.2 (este último somente para leitura).
- Apoio Read-only HPFS-2 OS / 2 2.1
- Sistema de arquivos CD-ROM que lê todos os formatos padrão de CD-ROM.
- TCP / IP, incluindo ssh, ftp, telnet, NFS, etc.
- Appletalk.
- Netware software cliente e servidor.
- Lan Manager / Windows Native (SMB) software cliente e servidor.
- Vários protocolos de rede incluído no kernel: TCP, IPv4, IPv6, AX.25, X.25, IPX, DDP, netrom, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário